Para ter uma boa ducha, com água em uma temperatura agradável, está na escolha de um sistema de aquecimento eficiente, conjugado a um chuveiro que atenda às necessidades da família.
Sistema de passagem: é usado no chuveiro elétrico e nos aquecedores a gás sem reservatório de água. No banho com chuveiro elétrico, basta abrir o misturador e a água sai quente, diferente do imóvel que possui aquecedor.
Sistema de acumulação: A água fica em um reservatório e esquenta com aquecedores a gás, solar ou por boiler elétrico.
Tanto nesse tipo de aquecimento, como no de passagem a gás, usam-se duchas frias.
Chuveiro Elétrico:
Esses tipos de chuveiros, quanto maior a pressão, maior será a vasão de água.
Vale ressaltar o cuidado importante quando a residência possui o chuveiro elétrico, é ter uma rede elétrica que suporte a demanda energética do equipamento, principalmente se há mais de um chuveiro ligado ao mesmo tempo.
Chuveiro à gás:
Quando a casa possui aquecimento por acumulação, o reservatório deve ser dimensionado para a quantidade de chuveiros, além do número de moradores, o tempo médio que cada um gasta no chuveiro e quantas pessoas se banham em horários próximos.
Chuveiro com aquecedor solar:
A água esquenta com o calor do sol, que é coletado por placas instaladas no telhado. Caso o tempo fique chuvoso por muitos dias, usa-se um sistema auxiliar para proporcionar o banho quente.
Esse sistema é igual ao sistema dos aquecedores a gás, quando a ducha é ligada, primeiro sai água fria da tubulação e depois a quente.
Publicado pela arquiteta e Designer de interiores Lessandra Dottori
Fonte: Revista Casa Claudia
Nenhum comentário:
Postar um comentário