domingo, 21 de setembro de 2014

Preparando o espaço para as plantas!

Para quem gosta de planta e quer ter algumas espécies próximas a você, antes mesmo de pensarmos em quais eleger, devemos pensar em como é o ambiente em que elas habitaram para fazermos a escolha certa.
Por isso, algumas perguntas devem ser respondidas: Quantas horas de sol bate na área escolhida? Sol da manhã ou da tarde? Como é a ventilação nesse local?

A partir daí, temos mais facilidade em escolhermos as espécies adequadas.
Outro ponto para levar em consideração é o tipo de plantio:

Plantio na terra:
O primeiro passo você deve abrir uma cova o dobro do tamanho do sistemas radicular da planta, e enquanto isso, mantenha a muda em uma bacia com água. 
Após abrir a cova, encha-a com água e observe o tempo de drenagem, para ajudá-lo com as regas futuras.
Além disso,, encha a escavação com terra, fertilizantes e adubos e em seguida acrescente a planta. Aperte a terra e regue bastante até firmar o solo.


 Plantio em vaso:
Escolha um vaso com o diâmetro superior ao vaso plástico em que está a planta, para que ela tenha condições de se desenvolver. É importante que o vaso tenho furos embaixo para que ele possa drenar a água.
Forre o fundo com argila expandida e sobre ela coloque uma manta de poliéster, que impede o contato da terra com a argila expandida, o que poderia causar entupimentos nos furos.
Acrescente a terra já com os fertilizantes e coloque a muda.
Regue bastante.




Podar faz bem! Um corte bem programada é super importante para controlar o tamanho das plantas, incentivar a floração e frutificação, além de remover as partes atingidas pelas pragas e possíveis doenças.
Mas atenção! Pois nem todas as espécies aceitam podas.


Espécies adequadas de plantas para cada jardim:


Para conhecimento: Um jardim vertical pode reduzir em até 3ºC a temperatura ambiente, além disso, diminui a poluição sonora e melhora a qualidade do ar. Invista nesse projeto!

Publicado pela Arquiteta e Designer de Interiores Lessandra Dottori
Fonte: Revista Casa e Jardim e Revista Habitare



Nenhum comentário:

Postar um comentário