sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Lareiras para ambientes internos



Com esse friozinho, uma boa pedida seriam as lareiras!

Além de terem a função de aquecer, elas fazem parte da decoração do ambiente!  Para as lareiras mais tradicionais, elas precisam ser feitas enquanto está construindo a residência, pois são de alvenaria e faz parte do imóvel. Mas hoje em dia há uma infinidade de modelos e tipos de lareiras que podem ser instaladas em sua casa, pronta e de forma rápida.
Elas podem ser a lenha, ou a gás (gás GLP ou gás natural) ou elétricas. 
Porém, para usar a lareira a gás, é necessário que tenha um ponto de gás no local desejado para a instalação. 
Podem ser de diversos materiais, como por exemplo o concreto pré-moldado, metálicas, chapa naval, aço carbono... e a escolha do modelo (de canto, centro ou de parede) depende do gosto de cada cliente e também da distribuição do espaço. 

E para você conhecer como funcionam esses modelos, abaixo alguns modelos e descrições dos mais tradicionais até os estilos mais modernos.

Espero que gostem!


Lareira a lenha:
Elas podem ser convencionais, construídas no local, sendo instaladas por profissionais de qualidade para que a fumaça não volte.









Para quem não quer uma reforma ou deseja adquirir sua lareira depois, as metálicas são encontradas já prontas em lojas







Lareira á Gás ( GLP ou Natural), Elétricas ou a Etanol
Algumas à gás vêm com pedras vulcânicas colocadas sobre os queimadores. Elas retêm o calor sobre o equipamento mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo e outras com lenha de cerâmica refratária .
As elétricas têm a vantagem de usar esse tipo de lareira é o fácil manuseio. Por ser elétrica não há fogo e nem cheiro e são ligadas e controladas por controles remotos.
A bio fluído de Etanol precisa mantê-la sempre limpa e já vem com seu próprio kit de acendedor.






ATENÇÃO!

É muito importante na hora da compra que você fique atento em adquirir um produto que possui sistemas de segurança de acordo com a ABNT na NBR 13.103, para evitar acidentes.
1.)  Verificar se o produto possui um sistema que mede a quantidade de gás carbônico no ambiente e desliga automaticamente quando a quantidade desse gás for considerada imprópria para a respiração e também se certifique que ela possui válvula que corta o fornecimento de gás caso a chama apague (evitando que o gás se espalhe no ambiente)
2.)  Certifique-se que o modelo comprado é compatível com o tipo de gás que você está utilizando.
3.) Faça a instalação somente com profissionais competentes. 
4.) Cuidado ao comprar as pedras vulcânicas, elas devem ser isentas de enxofre. 


Publicado pela Arquiteta e Designer de interiores Lessandra Dottori
(Artigo publicado também no site http://www.arquiteturalalinea.com/)