quinta-feira, 27 de março de 2014

Resíduos florestais

Hoje em dia devemos nos preocupar mais com a questão de sustentabilidade e meio ambiente, para que tenhamos um futuro melhor. Mas muitos vezes não sabemos como fazer isso.
Hoje trouxemos a vocês um pouquinho sobre os resíduos florestais, que tem sido uma tendência na decoração e na arquitetura, como um estilo de vida ecológico.
Para isso, procuramos artigos produzidos a partir de materiais ecologicamente corretos, como por exemplo as madeiras de demolição e resíduos de árvores centenárias que sofreram a intervenção humana.
Esse tipo de objeto, além de ser material que se transforma em móvel ou objeto de decoração a partir da sua forma natural, é uma peça único!



Selecionamos artistas e empresas influentes nessa área. 

O artista Hugo França: considerado percursor em utilização de detritos florestais para confecção de peças de decoração. Hugo menciona que hoje é uma tendencia na busca desse estilo, por um estilo de "morar consciente".



Começou sua produção de esculturas mobiliárias na década de 80, no Sul baiano. Já produziu quase 1.500,00 peças que já foram apresentadas em diversos países como a França, Inglaterra, Alemanha, Suíça e Nova York e pode ser encontrado em seu showroon na cidade de São Paulo.


Temos também a Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica)  uma das instituições que trabalham com peças em madeira regional, na qual produzem peças na Amazônia.
Segundo o engenheiro florestal Robervando Gonçalves, líder do núcleo de Design Tropical na Fucapi, hoje são exportadas peças para países Europeus e da América do Norte. A empresa produz em cada objeto o resgate artesanal e traços da cultura local, por isso o uso dos insumos da floresta é indispensável.



Cerca de 700 trabalhadores do interior, dentre ele indígenas, participam da confecção das peças em diversos municípios do estado, como Itacoatiara, Maués, Novo Airão e Barcelos. O projeto promove ainda qualificação para melhor utilização dos recursos naturais no interior do Estado.




Publicado pela Arquiteta e Designer de Interiores Lessandra Dottori
Fonte: Revista Habitare e http://www.ciflorestas.com.br/