domingo, 4 de maio de 2014

Arquitetura com Bambu

O bambu é utilizado hoje na arquitetura em diversas maneiras. Tanto em coberturas, pisos, paredes e móveis. Além de ter diversas características que mencionaremos a seguir, o bambu contribui para a desaceleração do aquecimento global e para uma matéria-prima de crescimento rápido e renovável e absorve mais dióxido de carbono que a madeira, tornando-o ecológico.
O bambu além de ser um material elegante e harmônico, a sua estrutura não se concentra no eixo,já que é um material oco, se tornando bom em relação peso/resistência, ficando na frente da madeira e do aço.
Para se construir uma casa grande, seria necessário derrubar uma pequena floresta com uma médias de 130 árvores, na qual demorariam mais de 30 anos para se desenvolver. Com o bambu não temos esse problema, pois a planta brota novamente após o corte, crescendo em média 23 centímetros por dia. Ao final da construção se tem uma nova árvore com 20 metros.
Para utilizar o bambu é preciso ter cuidados e buscar fornecedores que tratam de maneira correta o material, pois caso contrário trará prejuízo ao usuário.

Coberturas:


Divisórias e painéis:



Utensílios e móveis:


Estrutura da casa:

Que tal utilizar um pouco mais esse material na sua residência?


Publicado pela arquiteta e designer de interiores Lessandra Dottori